terça-feira, 14 de agosto de 2012

Educação para o trânsito



Esse famoso episódio do Pateta, apesar de ter sido produzido em 1950, representa uma realidade das grandes capitais. Grandes pais, mães amáveis e filhos exemplares se tornam pessoas apressadas, estressadas e extremamente egoístas ao possuírem um volante em suas mãos. Alguma coisa está errada.

Todos no trânsito são seres humanos. Todos têm tempo para cumprir. Todos querem chegar mais rápido em casa. Então para que se estressar? O grande problema é desumanizar o trânsito. Todos somos iguais, independente da velocidade em que andamos, do carro que dirigimos, ou da profissão que temos.
Para mim, a raiz do problema é ainda mais funda: é a educação formal sobre trânsito. É incrível achar que algumas aulas teóricas vão formar alguém apto a dirigir. Por que o trânsito não é ensinado desde os primeiros anos da educação básica? Educação no trânsito deveria ser uma disciplina escolar que percorresse todos os anos da vida de um estudante de ensino fundamental e de ensino médio. Dessa maneira, a autoescola seria apenas um complemento da formação do motorista.

Acima de tudo, sejamos cordiais no trânsito! Respeite as leis de trânsito sempre que possível. Mantenha uma boa relação com os outros motoristas e pedestres. E não faça do trânsito um ambiente em que se descarrega raiva, em que se tira o atraso. Espere a raiva passar. Saia mais cedo para chegar no horário.  Lembre-se das pessoas que você ama, que precisam de você. Não ponha sua vida em risco. Não retribua raiva com raiva. Seja gentil!

Depois desses conselhos básicos, incentivo-te a se manter informado sobre as leis de trânsito, sobre as últimas notícias sobre trânsito. Estude. Pesquise. Tenha autonomia na sua formação de educação para o trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário