quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Separe o seu lixo

Que tal começar a separar o lixo na tua casa? Tu vai estar trabalhando em favor da criação divina (ou da natureza, se você preferir), cooperando com o sustento de muitos recicladores e começando uma mudança positiva dentro da rotina da tua família. Se feito com consciência e paixão, ainda pode influenciar outras pessoas. 

Vai lá:

Reserve um lixo para o descarte do lixo orgânico, ou seja, restos de comida (de origem animal e vegetal), cascas, papéis e embalagens sujas, poeira de casa, restos de madeira, etc.

Reserve outro lixo para o descarte do lixo seco, ou seja, papéis, metais, vidros e plásticos em geral, borrachas, tecidos, etc.
Ambos podem ser reciclados: lixo orgânico pode virar adubo e o lixo seco pode virar outros produtos e voltar ao mercado.

Procure saber como funciona o descarte do lixo na sua cidade. Nos últimos anos, as grandes capitais têm se preocupado com o destino dos seus resíduos sólidos. Acesse o site da prefeitura municipal da sua cidade. Ligue para lá. Busque informações!

Importante: separe uma caixa ou um pote e guarde as pilhas e baterias para descarte especial; separe uma garrafa pet e coloque os restos de óleo de cozinha também para descarte especial. Todas as cidades têm um local para descarte desses lixos especiais; algumas empresas também fornecem um local para o descarte adequado desses materiais, principalmente com pilhas e baterias. Informe-se!

Assuma a responsabilidade de destinar corretamente o seu lixo. A separação do lixo é uma atividade humana no sentido de que a ação de separar o lixo nos faz perceber quantos resíduos produzimos. Ela também nos faz perceber que muita coisa pode ser reaproveitada, mesmo em casa. 

Seja um formador de opinião: mude e influencie outras pessoas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário