Impulsionados pelo sucesso do Diário de Classe, de Isadora Faber, estudantes criam em massa os seus diários de classe. Parece um movimento. Estudantes de todo o Brasil estão reclamando os direitos de sua escola.
Confira abaixo os diários de classe de várias cidades do Brasil:
Rio Grande do Sul
Escola Estadual de Ensino Médio Villa Lobos, em São Leopoldo: https://www.facebook.com/DiarioDoVillaLobos
Paraná
Escolas do município de Londrina: https://www.facebook.com/DiarioDeClasseLondrina
Colégio Estadual Rodolpho Zaninelli, em Curitiba: https://www.facebook.com/DiarioDoEstudanteVilaVerde
Santa Catarina
Escola São João Bosco, em Apiúna: https://www.facebook.com/DiarioDeClasseSJBApiuna
Escolas do município de Angelina: https://www.facebook.com/pages/Diário-de-Classe-de-Angelina/454368237937223
Paraíba
Escola Estadual de Ensino Médio Profº Pedro Augusto Porto Caminha (EEPAC), em João Pessoa: https://www.facebook.com/pages/Eepac/476452785706790
Escola Estadual Maria Zeca de Souza, em Massaranduba: https://www.facebook.com/DiarioDeClassePB
Maranhão
Centro de Ensino Governador Edson Lobão (CEGEL), em São Luís: https://www.facebook.com/pages/Di%C3%A1rio-Escolar/377619992311371
Rio de Janeiro
Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, no Rio de Janeiro: https://www.facebook.com/RealidadedaFaetec
Minas Gerais
Escola Municipal Carlos Rodrigues de Melo, em Tiradentes: https://www.facebook.com/DiarioDeClasseAVerdadeEmTiradentesMg
Alagoas
Escola Estadual Prof.ª Médio Benedita de Castro Lima, em Maceió: https://www.facebook.com/DiarioDeUmAlunoAlagoano
Bahia
Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, em Salvador: https://www.facebook.com/diariodeclasseceaat/
Escolas do município de Itamaraju: https://www.facebook.com/DiarioDeClasseItamarajuBa
Espírito Santo
E. E. E. M. F. Coronel Gomes de Oliveira, em Achieta: https://www.facebook.com/comunidadecoronel
Escola não identificada: https://www.facebook.com/DiarioDeClasseJB
São Paulo
Escola Emília Anna Antônio, em Guarulhos: https://www.facebook.com/melhorandoaescola
Escola Estadual Cardoso de Almeida, em Botucatu: https://www.facebook.com/pages/Diário-EECA/467050273325309
Escolas do município de Cotia: https://www.facebook.com/DiarioDeClasseCotiaSp
Escola Estadual Luiz Gonzaga Pinto e Silva, em São Paulo: https://www.facebook.com/pages/Diário-do-EE-Luiz-Gonzaga-Pinto-e-Silva/360147384060883
Escola Estadual São Paulo, em São Paulo: https://www.facebook.com/DiarioDeEscolaEedeSaoPaulo
Escola Estadual Dr. Washington Luis, em Mogi das Cruzes: https://www.facebook.com/DiarioDeClasseW.L
E. M. E. F. Marisa Lapido Barbosa, em Taubaté: https://www.facebook.com/pages/Di%C3%A1rio-de-Classe/366567476753965
Escola Estadual Pastor Carlos Richard Strautmann, em Arujá: https://www.facebook.com/DiarioDeClasseStrautmann
Pará
E. E. E. M. Alexandre Zacharias de Assumpção, em Belém: https://www.facebook.com/DiarioDeClasseAlexandreZachariasDeAssumpcao
Escola Tenente Rêgo Barros, em Belém: https://www.facebook.com/problemasdaescolaetrb
Pernambuco
Escola de Referência em Ensino Médio João Batista de Vasconcelos, em Tacaratu: https://www.facebook.com/pages/Diário-de-Classe-PE/415711145153365
Escola Estadual Professor Lisboa, em Caruaru: https://www.facebook.com/pages/Di%C3%A1rio-de-Classe/259188874183958
Acesse o site do programa Toda escola pública pode ser uma boa escola do MEC e descubra de onde podem surgir as verbas para as melhorias de sua escola.
Uma matéria do G1 dá dicas sobre a criação de um diário de classe. Confira:
Objetivo
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Casos como o da catarinense Isadora Faber e o da escocesa Martha Payne ganharam respaldo da comunidade virtual porque abordavam um assunto sério: a qualidade da educação pública e exemplos pontuais e concretos de necessidades de mudança. São assuntos de interesse público e uma obrigação constitucional dos governos.
"Você vai chamar a atenção da sociedade e não vai correr risco de entrar na esfera de injúria, lavar a roupa suja em público. Às vezes, páginas e blogs acabam virando mural de impropério contra outras pessoas", explicou a advogada Gisele Truzzi. Ela sugere que os autores de diários de classe usem uma linguagem adequada e ajam de acordo com princípios éticos para fazer suas reclamações.
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Formato
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A internet tem diversas ferramentas gratuitas que podem ser usadas como canal de comunicação para as reclamações. As redes sociais, em especial o Facebook, a escolha de Isadora, são uma maneira de se aproximar facilmente de um grande número de usuários. Já os blogs, como é o caso de Martha, permitem várias opções de formatação dos textos, fotos e vídeos.
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Autorização
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Gisele Truzzi explica que, pela lei, a escola é um espaço fechado e, por isso, produzir fotos e imagens dentro dela requer autorização prévia dos responsáveis pelo local. Dave Payne, o pai da escocesa Martha, afirma que ela só começou o blog depois que a direção estava ciente e havia permitido a publicação apenas de fotos dos pratos, sem que nenhum nome fosse divulgado e nenhuma pessoa (criança ou adulta) fosse fotografada.
O uso de fotos, charges, imagens e desenhos produzidos por outras pessoas também deve ser reproduzido na página apenas com autorização e crédito a quem criou o material, para proteger o seu direito autoral.
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Privacidade
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Não é porque uma escola é pública que as pessoas que ali trabalham ou estudam não têm o direito de resguardar sua privacidade. Para identificar outras pessoas em textos, fotos e vídeos, é preciso ter a autorização delas antes de publicar, de preferência por escrito (em papel ou por e-mail). Caso uma pessoa seja exposta sem autorização, especialmente em um contexto negativo, ela pode sofrer represálias e, depois acionar a Justiça por danos morais. Atos infracionais contra a honra (calúnia, injúria e ofensa) cometidos por menores não rendem prisão, mas, dependendo da idade do aluno, pode render uma medida sócioeducativa. Os pais podem ter que indenizar as pessoas prejudicadas.
Anonimato: Para contornar essa situação, a dica é sempre tirar fotos e fazer vídeos nos quais as falhas da escola são expostas, mas nenhuma pessoa é identificada. "Vale tirar foto das pessoas de longe, de costas, em segundo plano, evitar a identificação a qualquer momento, seja a pessoa maior ou menor de idade", recomenda Gisele.
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Direito de resposta
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Uma reclamação feita em público na internet pode ter mais repercussão e gerar mais pressão por mudança, mas ela não é diferente de uma reclamação enviada apenas à direção da escola: o outro lado também deve ser ouvido. Se algum professor for criticado no "Diário de Classe", a atitude adequada é dar espaço para que ele se explique ou até se retrate. Se o objetivo é promover a melhoria na escola, o diálogo deve ser incentivado e a pessoa criticada tem o direito de dar a sua versão, explica a advogada.
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Supervisão dos pais
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Como os menores de idade não respondem judicialmente por si mesmos, Gisele afirma que os pais devem acompanhar de perto as atividades deles na internet relacionadas à publicação de conteúdos como os de um "Diário de Classe". A medida serve ainda como incentivo e apoio, inclusive para enfrentar críticas.
Segundo Dave, ele e a esposa explicaram a Martha todos os cuidados que ela deveria tomar antes de produzir seu conteúdo sobre a merenda escolar, e todos os passos da menina eram supervisionados. "Quando um adulto fica envergonhado el epode se comportar de maneiras estranhas. Foi assim que expliquei à Martha a reação do conselho [de solicitar que o blog fosse apagado devido à grande repercussão]", contou.
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Repercussão
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Do público: Por mais que as crianças por trás destas iniciativas ganhem fama de desafiar a autoridade, há pouco espaço para o debate sobre o que elas estão fazendo ser certo ou errado, e a maioria dos internautas é fica a favor delas. "Não podemos ensinar as crianças na escola a escrever e a pensar, e depois nos surpreender quando elas começam a usar essas habilidades fora da sala de aula", afirmou Dave.
Da mídia: Na terça-feira (4), o blog de Martha já tinha 7,9 milhões de visitas, e 222 mil usuários tinham curtido a página no Facebook de Isadora. A repercussão atraiu milhares de comentários e dezenas de pedidos de entrevista. Dave conta que procurou proteger ao máximo a exposição da filha e que a família não pretende lucrar com o sucesso. Até hoje, ela deu apenas uma entrevista para a TV e um para um jornal impresso. Toda a exposição da menina na mídia é feita com o objetivo de levantar fundos para a Mary's Meal, uma entidade que constrói refeitórios em escolas na África. Ela já arrecadou mais de R$ 320 mil para a ONG.
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Dentro da lei
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Segundo a advogada Gisele Truzzi, criar um "Diário de Classe" no Facebook é uma boa medida para atrair a atenção aos problemas de uma escola, principalmente na rede pública, já que ela é mantida com impostos de toda a população. Porém, o ideal é que o conteúdo publicado nas páginas sigam a legislação para evitar problemas. Quando a reclamação pública nas redes sociais está amparada, com a exposição de fatos de maneira a não identificar as pessoas, com autorização de pessoas identificadas, "isso gera uma proteção jurídica para quem está reclamando e gera uma visibilidade maior para a situação".
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A Educação está num momento importante no Brasil, um momento em que até estudantes estão reivindicando uma educação melhor. E, se olharmos para o passado, saberemos a força que os estudantes e a juventude unida têm.
Faça sua parte!
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