quarta-feira, 19 de setembro de 2012

X-Men Evolution no ensino de inglês



Há alguns dias venho (re)assistindo à série X-Men Evolution, a que eu adorava assistir antes da hora de ir para o colégio. Bom, eu ainda gosto da série, e foi isso que me levou até o YouTube da Marvel, onde a produtora disponibilizou todas os episódios das quatro temporadas. Como era de se esperar, todas as falas estão em inglês. Encarei aquilo como um desafio e resolvi assistir ao primeiro episódio. Em apenas alguns minutos, meu ouvido se acostumou ao inglês das vozes dos personagens e entendi tudo o que se passava. Foi muito divertido e gratificante. Foi a minha primeira experiência sem legendas bem sucedida!

À medida que assisto, identifico ótimos elementos mostrados na série que são muito proveitosos para quem está aprendendo inglês e cultura americana. Por exemplo, a fala dos personagens é limpa e bem articulada. Todas as gírias e expressões idiomáticas estão bem contextualizadas, ampliando positivamente o léxico de quem está assistindo. Além do mais, X-Men Evolution mostra muito sobre a cultura americana no ponto em que os personagens, que, na maioria, são adolescentes, frequentam a high school (correspondente ao nosso ensino médio). Inclusive, em alguns episódios, o personagem Fera recita alguns versos de Shakespeare, o que pode ser interessante ao ensino de literatura inglesa.

Acredito que assistir X-Men Evolution com estudantes de inglês seria muito válido e eficiente. Os adolescentes particularmente irão gostar rapidamente da ideia de assistir aos episódios, mesmo aqueles que não gostarem muito de X-Men, pois a série contém bastante elementos adolescentes, tais como romance, ciúmes, dificuldades na escola, problemas com os pais, etc. A série também é bastante edificante em relação ao trabalho em equipe e à união do grupo devido à forte união dos X-Men e do Instituto Xavier. De forma geral, a maioria dos adolescentes já viu algum capítulo em português na TV e gostou de assistir. Acredito que o interesse é essencial para o ensino e aprendizagem. O interesse em X-Men Evolution é garantido. Uma boa pedida seria acompanhar a série toda (ou pelo menos uma temporada toda) com um grupo de estudantes. 

O canal em que a Marvel disponibilizou todas as temporadas de X-Men Evolution é este: http://www.youtube.com/channel/SWDmJMgpU45BE

Algumas dicas

- Assistir ao primeiro episódio da série é indispensável se ela for bastante utilizada nas aulas

- Nos quinto e no sétimo episódio da segunda temporada, o personagem Fera faz algumas referências sobre Shakespeare.

- O sétimo episódio da segunda temporada é um episódio de Natal

- No décimo terceiro episódio da segunda temporada, acontece um daqueles famosos bailes de escola que vemos nos filmes

- O quinto episódio da terceira temporada é um episódio que mostra a forte ligação entre os personagens Cyclops e Jean Grey

Se você usar ou tiver usado X-Men Evolution para ensinar inglês, por favor, escreva sua experiência nos comentários.

Good classes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário